segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO

Pessoal, segue as matérias a serem estudadas para a avaliação de recuperação. Lembrem-se que será no contraturno.

7º ANO: Vírus, Reinos Monera, Protista e Fungi.
8º ANO: Sistema digestório e circulatório
1º ANO: Ácidos nucléicos e Citologia.
2º ANO: Embriologia
3º ANO: Embriologia

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

8º ANO - QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA TRIMESTRAL

1) O que é hematose?
2) Explique a função dos seguintes órgãos do sistema respiratório:
a) faringe
b) fossas nasais
c) bronquíolos
d) brônquios
e) laringe
f) pulmão
g) traquéia
h) alvéolos
3) Qual é o papel da glicose no processo de respiração?
4) Quais são os dois movimentos respiratórios?
5) Explique o processo de hematose
6) O que é excreção?
7) Quais são as três camadas da pele?
8) Explique o funcionamento do sistema urinário, desde a formação da urina até sua eliminação.
9) Do que é composto o sistema cardiovascular?
10) Explique como ocorre a pequena e a grande circulação, citando o nome de cada estrutura anatômica.
11) Diferencie artérias, veias e capilares.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

7º ANO - Questionário de revisão para a prova trimestral

1) Cite a importância das bactérias.
2) Qual é a função dos anticorpos?
3) O que são seres aeróbios e anaeróbios?
4) Como acontece a reprodução da maioria das bactérias?
5) Qual é a função de um antibiótico?
6) Que tipo de ambiente algumas bactérias costumam se reproduzir?
7) Cite algumas doenças causadas por bactérias.
8) Que organismos compõem o reino protista?
9) Quais são os grupos de protozoários? Diferencie cada um deles.
10) Cite os seguintes dados das respectivas doenças - agente causador, agente transmissor, sintomas e prevenção:
a) doença de chagas
b) malária
11) Quais são os grupos existentes de algas?
12) Dê a classificação dos fungos.
13) O que é hifa e micélio?
14) Como acontece a reprodução dos fungos?
15) Cite a importância dos fungos.
16) Quais são os 3 grupos de fungos?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2º ANO - QUESTIONÁRIO DE REVISÃO PARA PROVA TRIMESTRAL

1) O desenvolvimento embrionário divide-se em 3 fases. Quais são elas?
2) O que é vitelo?
3) Diferencie segmentação holoblástica de meroblástica.
4) Quais são os critérios para classificação dos diferentes tipos de ovos?
5) Diferencie os 4 tipos de ovos.
6) Quais são as fases da segmentação.
7) O que é celoma?
8) O que são células-tronco?
9) Dê a definição dos seguintes critérios de classificação embriológica:
a) número de folhetos embrionários
b) origem da boca e do ânus
c) presença de celoma
10) Explique os seguintes processos:
a) gastrulação
b) neurulação
11) Explique a função de cada anexo embrionário
12) Faça um esquema das fases do embrião.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

7º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Reino Plantae

 Conhecer para preservar
Briófitas
 Reprodução das briófitas
Pteridófitas
 Reprodução das samambaias
Reino Plantae II
 Gimnospermas
 Como as gimnospermas se reproduzem
 Angiospermas
 Raiz
 Caule
 Folha
 Flor
 Como as angiospermas se reproduzem?
 Frutos e sementes
  • OBJETIVOS
Estudar e conhecer os diferentes grupos de vegetais que compõe o reino plantae.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

8º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Relações com o ambiente

 Sistema locomotor
 Sistema esquelético
 Ossos da cabeça
 Ossos do tronco
 Ossos dos membros superiores e inferiores

 Função, composição e estrutura dos ossos
 Cuidado com a postura
 Sistema muscular
 Sistema muscular e saúde
 Relações humanas
 Tato
 Visão
 Proteção dos olhos
 Problemas de visão
Audição
 Problemas auditivos
Olfação e gustação
  • OBJETIVOS
Conhecer as relações que o corpo exerce com o meio ambiente, estudando os sistemas locomotor, esquelético e muscular; além de estudar os órgãos do sentido.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.

1º ANO - PLANEJAMENTO MENSAL - 01/08 à 31/08

  • CONTEÚDO
Metabolismo energético

 Respiração celular e fermentação
 Estrutura das mitocôndrias, respiração aeróbica (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória); estrutura do ATP;
 Tipos de fermentação (láctica, alcoólica, acética) e aplicações.

Fotossíntese
 Estrutura dos cloroplastos – luz e pigmentos fotossintetizantes, etapas da fotossíntese, origem do oxigênio;
 Fatores que influenciam a fotossíntese;
 Quimiossíntese.
  • OBJETIVOS
Compreender o processo de respiração celular e a produção de energia. Estudar o fenômeno da fotossíntese, tão importante para a manutenção do planeta.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas. Discussões sobre o assunto e exercícios. Uso de recursos audio-visuais.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para estes conteúdos.