segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Projeto "Caixa de insetos" - 7º ano matutino

Pessoal, todas as informações que vocês precisam para a realização deste projeto está no site:
http://www.ufmt.br/famev/ento/montagem.htm

As regras descritas ali devem ser respeitadas. Há sugestões de captura, montagem da caixa, e conservação.
Os insetos deverão ser organizados pelo seguinte nível de classificação biológica: ORDEM.
Uma ajuda para a identificação das ORDENS de insetos que irão encontrar está no site:
http://www.brasilescola.com/biologia/principais-ordens-insetos.htm

A caixa de inseto deverá ser decorada. Caprichem na aparência da caixa. Este trabalho comporá a nota do trimestre. Deverá ser entregue dia 23/11/2011, quarta-feira. Os grupos já foram definidos. Não é permitido haver trocas de alunos. Só poderão ter 6 componentes os dois primeiros grupos que entregaram os nomes para mim. Não será aceito trabalho feito individualmente, dupla, trio ou quarteto.
Qualquer dúvida me procurem ou me escrevam.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

III SIMULADO (FOCO NO ENEM)

Pessoal segue o conteúdo que deverá ser estudado para o simulado. Lembrem-se que questões do Enem envolvem muito a interpretação do enunciado, conforme explicado no meu aulão. Muito cuidado ao resolver as questões.

3º ANO: GENÉTICA

2º ANO: VÍRUS, BACTÉRIAS E FUNGOS

1º ANO: CITOLOGIA, MEMBRANA, NÚCLEO, DNA E RNA.

Bom simulado para todos! Estudem!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

3º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 01/09 À 31/10

  • CONTEÚDO
Frente I
ü Primeira lei de Mendel
ü Grupos sanguíneos;
ü Segunda lei de Mendel e interação gênica;
Frente II
ü Poríferos e cnidários;
ü Platelmintos;
ü Nematódeos;
ü Anelídeos e moluscos;
ü Artrópodes;
ü Equinodermos e cordados;
ü Agnatos e peixes.
  • OBJETIVOS
Estudaremos as duas primeiras leis de mendel e os tipos sanguíneos (sistema ABO e fator Rh). Em seguida daremos início ao estudo das características dos animais. Será feito um estudo de todos os filos do reino animalia.
  • TAREFAS
Atividades propostas pela apostila para estes conteúdos e tarefas passadas em sala.

2º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 01/09 À 31/10

  • CONTEÚDO
- Reino Protista
ü Protozoários: estrutura, classificação, reprodução e importância;
ü Algas: estrutura, classificação, reprodução e importância.
ü Protozooses: principais zoonoses;
- Reino Fungi
ü Características, classificação, importância;
ü Micorrizas e liquens.
Diversidade da vida – Reino Metazoa I
- Filo Porífera
ü Características, classificação e reprodução.
- Filo Cnidaria
ü Estrutura, fisiologia e classificação.
- Filo Platyhelminthes
ü Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.
- Filo Nematoda
ü Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.
Diversidade da vida – Reino Metazoa II
- Filo Annelida
ü Anelídeos: classificação, fisiologia e reprodução.
- Filo Mollusca
ü Moluscos: classificação, fisiologia e reprodução.
- Filo Arthropoda
ü Artrópodes – inseto, quilópodes, diplópodes, aracnídeos e crustáceos.
- Filo Echinodermata
ü Equinodermas – classificação e fisiologia.
- Filo Chordata
ü Protocordatas e agnatas;
ü Peixes – características, classificação e fisiologia;
ü Anfíbios, répteis, aves e mamíferos – características, classificação e fisiologia.
  • OBJETIVOS
Daremos continuidade ao estudo dos protozoários e fungos. Estudaremos com mais detalhes as características dos integrantes do reino animalia, separados por filos.
  • TAREFAS
Atividades propostas pela apostila para estes conteúdos e tarefas passadas em sala.

1º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 01/09 À 31/10

  • CONTEÚDO
Núcleo
Núcleo interfásico eucariótico
ü Introdução, número e forma, funções, componentes – envoltório nuclear, nucleoplasma, cromatina, nucléolo, cromatina sexual;
- Cromossomos
ü Características, classificação, cariótipo, células haplóide e diplóide e alterações no material genético;
- Síntese protéica
ü DNA – síntese do RNA, tipos de RNA, noções de transcrição – tradução do código genético, universalidade do código;
ü Mecanismo do código genético – aplicações.
- Biotecnologia
ü Conceito, manipulação do DNA, enzima de restrição, plasmídeo bacteriano, construção do DNA recombinante – aplicações (transgenia, clonagem, projeto genoma, terapia gênica, vacinas gênicas).
Ciclo celular
ü Ciclo celular – variação da quantidade do DNA na célula durante o ciclo celular;
ü Mitose,
ü Meiose.
Histologia
- Tecido epitelial
ü Histogênese, características;
ü Tecido epitelial de revestimento – classificação (forma das células e camadas) e principais tipos de epitélio de revestimento;
ü Epitélio de secreção, tipos de glândulas exócrinas e quadro das glândulas endócrinas e mistas.
- Tecido conjuntivo
ü Tecido conjuntivo – características, classificação;
ü Tecido conjuntivo frouxo, denso e adiposo;
ü Tecidos cartilaginoso e ósseo; noções do esqueleto humano;
ü Tecidos conjuntivo hemocitopoiético, sanguíneo (plasma, plaquetas, leucócitos, hemácias) e linfático.
- Tecido muscular
ü Características, classificação e contração muscular;
- Tecido nervoso
ü Características, neurônio, neurologia, fibra nervosa, nervos, sinapse.
  • OBJETIVOS
Estudaremos o núcleo celular, o centro de controle da célula, com suas diversas funções. Abordaremos os cromossomos, síntese de proteínas, tipos de divisões celulares e o estudo da biotecnologia.
Em seguida estudaremos os diferentes tipos de tecidos que formam nosso corpo, conhecendo a ciência responsável por este estudo, a histologia.
  • TAREFAS
Atividades propostas pela apostila para este conteúdo e tarefas passadas em sala.

8º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 01/09 À 31/10

  • CONTEÚDO
Relações humanas
- Tato
- Visão
ü Proteção dos olhos
ü Problemas de visão
- Audição
ü Problemas auditivos
- Olfação e gustação
No controle do corpo
- Mensageiros do corpo
ü Sistema endócrino
- Quando as glândulas não funcionam bem
ü Altos e baixos
ü Hipo e hipertireoidismo
ü Diabetes
Máquina de controle
- Função de coordenação
ü Neurônios
- Sistema nervoso central
ü Cérebro
ü Medula espinhal
- Sistema nervoso periférico
- Sistema nervoso autônomo
- Alterações no sistema nervoso
  • OBJETIVOS
Dar continuidade ao estudo do corpo humano, estudando seus diversos sistemas. Começaremos estudando os cinco sentidos, seguido do sistema endócrino e nervoso.
  • TAREFAS
Atividades propostas pela apostila e tarefas passadas em sala de aula.

7º ANO - PLANEJAMENTO BIMESTRAL - 01/09 À 31/10

  • CONTEÚDO
Reino Animalia I
- Poríferos
ü Como as esponjas se reproduzem?
- Cnidários
ü Pólipos e medusas
ü E os corais?
Reino Animalia II
- Platelmintos
ü Planárias
ü Esquistossomos
ü Tênias ou solitárias
- Nematelmintos
ü Principais nematelmintos parasitas do homem
- Anelídeos
ü Minhocas
ü Anelídeos marinhos
ü Sanguessugas
- Moluscos
ü Gastrópodes
ü Bivalves
ü Cefalópodes
Reino Animalia III - Artrópodes e Equinodermos
- Artrópodes
ü Principais classes de artrópodes (insetos)
ü Relações como homem e o meio ambiente
- Outras classes de artrópodes
ü Aracnídeos
ü Crustáceos
- Pernas, muitas pernas e mais pernas...
ü Quilópodes e diplópodes
  • OBJETIVOS
Conhecer mais a fundo as principais características dos organismos pertencentes ao reino animal, estudando-os separadamente por filos.
  • TAREFAS
Atividades propostas pela apostila para estes conteúdos e tarefas passadas em sala de aula.