6º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Ciências
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e entender o equilíbrio dinâmico da vida, com permanentes interações entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Ciência para compreensão de fenômenos diários. Promover a compreensão do mundo como elaboração humana e suas transformações. Preparar o aluno para uma sociedade científica e tecnológica na qual o conhecimento assume perspectiva crítica a respeito da ciência e tecnologia.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos científicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos científicos ;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a ciência a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
4.1 Cientista: você também pode ser um...
4.1.1 Em busca do conhecimento
4.1.2 Trabalho dos cientistas
Pesquisa passo a passo (Método científico)
4.2 Misterioso universo
4.2.1 Como tudo começou
Origem do universo
4.2.2 Viagem pelo universo
Via Láctea
Um giro pelo Sistema Solar
Uma estrela chamada Sol
Vida na Terra. Por que só aqui? E será que é somente aqui?
Passeio pelos planetas
No mundo da Lua
Asteróides, cometas, meteoróides
4.3 Nosso lindo balão azul
4.3.1 Lindo planeta Terra
4.3.2 Estudar nosso planeta para quê?
4.3.3 Um retrato da Terra
Dança dos continentes (história geológica)
Indo mais fundo (constituição física da Terra)
4.3.4 Temperatura no interior da Terra
Gêiseres
Águas termais
Vulcões (partes de um vulcão e atividade vulcânica)
Ilhas vulcânicas
Terremoto ou sismo
4.3.5 Um ímã gigantesco (noções de magnetismo e magnetismo terrestre)
Pólos magnéticos
4.4 Toda pedra dura?
4.4.1 Voltando no tempo
Rochas e minerais
4.4.2 Meio ambiente em perigo
2º Trimestre
4.5 Solo
4.5.1 Olhando mais de perto
4.5.2 Camadas do solo
Tudo se transforma
Formação do solo
Importância dos seres vivos para o solo
Importância do solo para os animais
Importância do solo para os vegetais
4.5.3 Composição e tipos de solo
Solo arenoso
Solo argiloso
Solo humífero
Solo calcário
Permeabilidade do solo
4.5.4 Produtividade do solo
Adubação
Aração
Calagem
Rotação de cultura
Irrigação
Drenagem
Curva de nível e terraceamento
4.6 Problemas no solo
4.6.1 Desmatamento e queimada
4.6.2 Erosão e desertificação
4.6.3 Agrotóxicos
4.6.4 Acúmulo de lixo
Aterro sanitário
Incineração
Usinas de compostagem
4.6.5 Reaproveitamento de lixo
Coleta seletiva
Reciclagem
4.6.6 Doenças
Ascaridíase
Ancilostomose
Oxiuríase
4.7 Cio da terra
4.7.1 Alimentos
Manutenção da saúde
Pirâmide alimentar
4.7.2 Problemas sociais
Fome
Terras sem produção
4.8 Água: fonte da vida
4.8.1 Importância e presença da água
Uso da água pelo ser humano e sua importância para os seres vivos
4.8.2 Composição da água
Noções de átomo, molécula e substâncias químicas a partir da água
4.8.3 Estados físicos da água
Mudanças de estados físicos
4.8.4 O homem e o ciclo da água
3º Trimestre
4.9 Água Corrente
4.9.1 Propriedades da água
Densidade e tensão superficial
Empuxo
Nível da água
Dissolução
4.9.2 Tipos de água
Água doce
Água salgada
Água potável
Água mineral
Água destilada
Água poluída e/ou contaminada
4.9.3 Água tratada
Esgoto
4.10 Águas ameaçadoras
4.10.1 Águas poluídas e contaminadas
Efeitos dos poluentes
Efeitos das águas contaminadas
4.10.2 Saúde e higiene
4.11 Vento ventania
4.11.1 Ar, invisível ar
4.11.2 Algumas propriedades do ar
Pressão do ar
Variação da pressão atmosférica
Elasticidade e expansibilidade do ar
Aplicações práticas do ar comprimido e rarefeito
4.11.3 Ar que nos rodeia
Nitrogênio
Oxigênio e gás carbônico
Outros gases
4.11.4 Tecnologia no ar
4.12 Importância do ar
4.12.1 Atmosfera e condições para a vida
4.12.2 O homem altera as condições do ar
Efeitos da poluição atmosférica
4.12.3 Ar contaminado
4.13 Terra cheia de vida
4.13.1 Seres vivos no planeta
Ecossistemas
4.13.2 Relações dos seres vivos num ecossistema
4.13.3 Adaptações às condições ambientais
4.13.4 Ambiente construído
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
6 INSTRUMENTOS E COMPONENTES DE AVALIAÇÃO
Provas mensais e trimestrais
Estudo dirigido
Atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos
Trabalhos em equipe e individuais (escritos e apresentados)
Utilização do Blog contendo questões extras
Nota de participação (esta nota será composta de um conjunto de registros do desenvolvimento do aluno durante o trimestre, contando a realização de tarefas, trabalhos, assiduidade, disciplina, interesse e responsabilidade)
7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Ciências
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e entender o equilíbrio dinâmico da vida, com permanentes interações entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Ciência para compreensão de fenômenos diários. Promover a compreensão do mundo como elaboração humana e suas transformações. Preparar o aluno para uma sociedade científica e tecnológica na qual o conhecimento assume perspectiva crítica a respeito da ciência e tecnologia.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos científicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos científicos ;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a ciência a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
4.1 Quebrando a cabeça para desvendar a história
4.1.1 Origem da vida e condições de existência
Criacionismo (origem divina)
Evolucionismo (origem por evolução orgânica)
4.1.2 História da terra
4.1.3 Fósseis, a prova da vida
4.1.4 Sempre mudando – teorias evolucionistas
Lamarckismo
Darwinismo
Neodarwinismo
4.2 Explosão de vida
4.2.1 Biodiversidade
Biodiversidade ameaçada
4.2.2 Classificação biológica dos seres vivos
4.2.3 Nomenclatura científica
4.2.4 Vamos organizar cada um no seu grupo
Reino Monera
Reino Protista
Reino Fungi
Reino Plantae ou Metaphyta
Reino Animalia ou Metazoa
4.3 Assim é a vida
4.3.1 Características dos seres vivos
Ciclo vital
Organização celular
Nutrição
Respiração
Reprodução
Reação e movimentação
4.4 O mundo fascinante dos vírus
4.4.1 Vírus
Características dos vírus
Doenças causadas por vírus
É melhor prevenir
2º Trimestre
4.5 Reino Monera
4.5.1 Nossas armas de defesa
4.5.2 Pequenos notáveis
Bactérias – características gerais
Bactérias benéficas
Bactérias e suas adaptações
Bactérias patogênicas
Como combater as bactérias patogênicas?
Cianobactérias ou algas azuis
4.6 Reino Protista e Reino Fungi
4.6.1 Reino Protista
Protozoários
Classificação dos protozoários
Doenças provocadas por protozoários
Algas
Algas dinoflageladas
Algas euglenófitas
Algas diatomáceas
Algas feofíceas
Algas rodofíceas
Algas clorofíceas
4.6.2 Reino Fungi
Características dos fungos
Importância dos fungos
Fungos e remédios
Fungos decompositores
Fungos parasitas
Fungos mutualísticos
Fungos na alimentação
Fungos venenosos
4.7 Reino Plantae
4.7.1 Conhecer para preservar
4.7.2 Briófitas
Reprodução das briófitas
4.7.3 Pteridófitas
Reprodução das samambaias
4.8 Reino Plantae II
4.8.1 Gimnospermas
Como as gimnospermas se reproduzem
4.8.2 Angiospermas
Raiz
Caule
Folha
Flor
Como as angiospermas se reproduzem?
Frutos e sementes
3º Trimestre
4.9 Reino Animalia I
4.9.1 Poríferos
Como as esponjas se reproduzem?
4.9.2 Cnidários
Pólipos e medusas
E os corais?
4.10 Reino Animalia II
4.10.1 Platelmintos
Planárias
Esquistossomos
Tênias ou solitárias
4.10.2 Nematelmintos
Principais nematelmintos parasitas do homem
4.10.3 Anelídeos
Minhocas
Anelídeos marinhos
Sanguessugas
4.10.4 Moluscos
Gastrópodes
Bivalves
Cefalópodes
4.11 Reino Animalia III - Artrópodes e Equinodermos
4.11.1 Artrópodes
Principais classes de artrópodes (insetos)
Relações como homem e o meio ambiente
4.11.2 Outras classes de artrópodes
Aracnídeos
Crustáceos
4.11.3 Pernas, muitas pernas e mais pernas...
Quilópodes e diplópodes
4.11.4 Equinodermos
4.12 Reino Animalia IV – Incrível mundo dos vertebrados
4.12.1 Peixes
Anatomia externa
Respiração
4.12.2 Anfíbios
Sapo, rã ou perereca?
4.12.3 Répteis
Conquista do ambiente terrestre
Características gerais da classe dos répteis
Divisão dos répteis
4.13 Reino Animalia V – Incrível mundo dos vertebrados
4.13.1 Aves
Características da classe das aves
Outras características
Aves e ecossistema
4.13.2 Mamíferos
Animais que mamam
Outras características
Nutrição
Respiração
Circulação
Excreção
Reprodução
Sistema nervoso e órgãos dos sentidos
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
8º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Ciências
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e entender o equilíbrio dinâmico da vida, com permanentes interações entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Ciência para compreensão de fenômenos diários. Promover a compreensão do mundo como elaboração humana e suas transformações. Preparar o aluno para uma sociedade científica e tecnológica na qual o conhecimento assume perspectiva crítica a respeito da ciência e tecnologia.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos científicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos científicos;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a ciência a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
4.1 Longo caminho
4.1.1 Em transformação
História do homem
Nossa espécie
Desenvolvimento e cultura
4.2 Penso, logo existo!
4.2.1 Corpo humano na história
4.2.2 Somo feitos de quê?
Do átomo ao organismo
4.2.3 Células
Célula vista mais de perto
Membrana plasmática
Citoplasma
Núcleo
4.2.4 Divisão celular
Meiose
Mitose
4.3 Da célula ao corpo humano
4.3.1 As células se agrupam
Tipos de tecidos
4.3.2 Para cada tecido, uma função
Revestimento e proteção
Movimentos no corpo
Captar e transmitir estímulos
Preenchimento, sustentação, defesa e transporte
4.3.3 Os tecidos se agrupam
Funções do corpo humano
4.4 Alimentos
4.4.1 Importância dos alimentos
Vitaminas e sais minerais
Carboidratos
Proteínas
Água
Lipídios
4.4.2 Atividade metabólica
4.5 Digestão dos alimentos
4.5.1 Sistema digestório
4.5.2 Órgãos do sistema digestório
Tubo digestório
Glândulas anexas
4.5.3 Processos digestivos
Processo mecânico
Processo químico
4.5.4 Distúrbios do sistema digestório
Cáries dentárias
Apendicite
Gastrite e úlcera gástrica
2º Trimestre
4.6 Atividades humanas
4.6.1 Respiração humana
Pulmões e movimentos respiratórios
4.6.2 Função do sangue na respiração
4.6.3 Ar, sistema respiratório e saúde
Gases perigosos
Doenças respiratórias
Tabagismo
4.6.4 Atividades e impurezas
Suor e pele
Urina e sistema urinário
Estrutura dos rins
Estrutura da bexiga
Disfunções do sistema urinário
4.7 Transporte de substâncias
4.7.1 Sistema cardiovascular
Coração
Vasos sanguíneos
Circulação sanguínea
Doenças do sistema cardiovascular
4.7.2 Sangue
Tipos de sangue
4.8 Relações com o ambiente
4.8.1 Sistema locomotor
4.8.2 Sistema esquelético
Ossos da cabeça
Ossos do tronco
Ossos dos membros superiores e inferiores
4.8.3 Função, composição e estrutura dos ossos
4.8.4 Cuidado com a postura
4.8.5 Sistema muscular
4.8.6 Sistema muscular e saúde
4.9 Relações humanas
4.9.1 Tato
4.9.2 Visão
Proteção dos olhos
Problemas de visão
4.9.3 Audição
Problemas auditivos
4.9.4 Olfação e gustação
3º Trimestre
4.10 No controle do corpo
4.10.1 Mensageiros do corpo
Sistema endócrino
4.10.2 Quando as glândulas não funcionam bem
Altos e baixos
Hipo e hipertireoidismo
Diabetes
4.11 Máquina de controle
4.11.1 Função de coordenação
Neurônios
4.11.2 Sistema nervoso central
Cérebro
Medula espinhal
4.11.3 Sistema nervoso periférico
4.11.4 Sistema nervoso autônomo
4.11.5 Alterações no sistema nervoso
4.12 Maturidade sexual
4.12.1 Sistema reprodutor
Menstruação e fecundação
Gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos... Como se formam?
4.12.2 Hora do nascimento
4.12.3 Doenças sexualmente transmissíveis
Como se previnir?
4.13 De pais para filhos
4.13.1 Hereditariedade
Trabalho de Mendel
Heredograma
Genes e ambiente
4.13.2 Quando os genes representam problemas?
Daltonismo
Albinismo
Síndrome de Down
4.13.3 Genética moderna
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
ótimo plano, muito bem feito! Parabéns!!!!
ResponderExcluirgostaria de ver o plano de aula de ciencias do 9 ano
ResponderExcluirmuito bom, mas gostaria de um plano de ensino.
ResponderExcluirGoste um plano bem complexo com um bom entendimento adorei parabens
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