1º ANO – ENSINO MÉDIO
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
4.1 Introdução à Biologia
4.1.1 O que é Biologia
Característica dos seres vivos
4.2 Origem da vida
4.2.1 Teorias e hipóteses sobre a origem da vida (I)
Hipótese do fixismo ou criacionismo;
Hipótese da panspermia cósmica;
Hipótese da geração espontânea ou abiogênese;
Teoria da biogênese.
4.3 Composição química celular
4.3.1 Composição química dos seres vivos
Água; sais minerais; carboidratos; lipídios; aminoácidos e proteínas; enzimas; ácidos nucléicos; vitaminas;
2º Trimestre
4.4 Citologia
4.4.1 Membrana plasmática
Composição química e estrutura; parede celular;
Células neoplásicas;
Permeabilidade seletiva;
Transporte passivo – difusão, difusão facilitada e osmose;
Transporte ativo;
Transporte em massa – endocitose, fagocitose, diapedese, pinocitose;
Especializações da membrana – microvilosidades, zonas de adesão, nexos e interdigitações;
4.4.2 Citoplasma e organelas celulares
Citoesqueleto e arcabouço celular (microtúbulos, microfilamentos), movimentos celulares (ciclose, movimento ameboide), centríolos; funções;
Composição química e funções dos ribossomos;
Tipos de retículo endoplasmático e tolerância ao álcool;
Aparelho de Golgi e funções (secreção celular);
Formação de lamela média, do acrossoma e dos lisossomos;
Lisossomas: estrutura e funções (autofagia, autólise);
Heterofagia e doenças humanas ligadas aos lisossomos;
Peroxissomos, vacúolos, cloroplastos e mitocôndria (funções).
4.5 Metabolismo energético
4.5.1 Respiração celular e fermentação
Estrutura das mitocôndrias, respiração aeróbica (glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória); estrutura do ATP;
Tipos de fermentação (láctica, alcoólica, acética) e aplicações.
4.5.2 Fotossíntese
Estrutura dos cloroplastos – luz e pigmentos fotossintetizantes, etapas da fotossíntese, origem do oxigênio;
Fatores que influenciam a fotossíntese;
Quimiossíntese.
4.6 Núcleo
4.6.1 Núcleo interfásico eucariótico
Introdução, número e forma, funções, componentes – envoltório nuclear, nucleoplasma, cromatina, nucléolo, cromatina sexual;
4.6.2 Cromossomos
Características, classificação, cariótipo, células haplóide e diplóide e alterações no material genético;
4.6.3 Síntese protéica
DNA – síntese do RNA, tipos de RNA, noções de transcrição – tradução do código genético, universalidade do código;
Mecanismo do código genético – aplicações.
4.6.4 Biotecnologia
Conceito, manipulação do DNA, enzima de restrição, plasmídeo bacteriano, construção do DNA recombinante – aplicações (transgenia, clonagem, projeto genoma, terapia gênica, vacinas gênicas).
4.6.5 Ciclo celular
Ciclo celular – variação da quantidade do DNA na célula durante o ciclo celular;
Mitose,
Meiose.
3º Trimestre
4.7 Histologia
4.7.1 Tecido epitelial
Histogênese, características;
Tecido epitelial de revestimento – classificação (forma das células e camadas) e principais tipos de epitélio de revestimento;
Epitélio de secreção, tipos de glândulas exócrinas e quadro das glândulas endócrinas e mistas.
4.7.2 Tecido conjuntivo
Tecido conjuntivo – características, classificação;
Tecido conjuntivo frouxo, denso e adiposo;
Tecidos cartilaginoso e ósseo; noções do esqueleto humano;
Tecidos conjuntivo hemocitopoiético, sanguíneo (plasma, plaquetas, leucócitos, hemácias) e linfático.
4.7.3 Tecido muscular
Características, classificação e contração muscular;
4.7.4 Tecido nervoso
Características, neurônio, neurologia, fibra nervosa, nervos, sinapse.
4.8 Genética
4.8.1 Primeira Lei de Mendel
Conceitos básicos de genética;
Primeira Lei de Mendel, retrocruzamento;
Dominância incompleta e codominância: genes letais.
4.8.2 Polialelismo e tipagem sanguínea
Grupo sanguíneo ABO, fator Rh, eritroblastose fetal e sistema MN.
4.8.3 Segunda Lei de Mendel
4.8.4 Genética pós-Mendel
Herança do sexo – sistemas sexuais nos animais; cromossomos sexuais x e y;
Herança ligada ao sexo – daltonismo e hemofilia;
Herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo;
Pleiotropia – interação gênica por epistasia dominante e recessiva duplicada;
Interação gênica não-epistática e herança quantitativa;
Linkage e mapas gênicos.
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
2º ANO – ENSINO MÉDIO
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
4.1 Reprodução
4.1.1 Continuidade da vida
Conceito, características das reproduções assexuada e sexuada;
Tipos de reprodução assexuada;
Reprodução assexuada em vegetais;
Reprodução sexuada – fecundação e desenvolvimento embrionário;
Tipos especiais de reprodução.
4.1.2 Sistema genital masculino
Anatomia e fisiologia.
4.1.3 Sistema genital feminino
Anatomia e fisiologia;
Gravidez e parto.
4.1.4 Métodos anticoncepcionais
Descrição dos métodos anticoncepcionais.
4.1.5 DST
Características e profilaxia das DST
4.2 Embriologia
4.2.1 Tipos de ovos e segmentação
Fecundação, tipos de ovos, segmentação e fases da segmentação.
4.2.2 Desenvolvimento embrionário
Gastrulação – neurulação (células-tronco).
4.2.3 Anexos embrionários
2º Trimestre
4.3 Diversidade da vida
4.3.1 Taxonomia
Unidades de classificação;
Nomenclatura biológica;
Reinos da natureza.
4.3.2 Vírus
Características e estrutura viral, bacteriófago, reprodução viral (ciclos lítico e lisogênico), vírus oncogênicos;
Principais viroses.
4.3.3 Reino Monera
Bactérias: classificação, estrutura, formas, coloração de Gram, fisiologia e reprodução e principais bacterioses;
Algas cianofíceas – características gerais.
4.3.4 Reino Protista
Protozoários: estrutura, classificação, reprodução e importância;
Algas: estrutura, classificação, reprodução e importância.
4.3.5 Reino Fungi
Protozooses: principais zoonoses;
Características, classificação, importância;
Micorrizas e liquens.
4.4 Diversidade da vida – Reino Metazoa I
4.4.1 Filo Porífera
Características, classificação e reprodução.
4.4.2 Filo Cnidaria
Estrutura, fisiologia e classificação.
4.4.3 Filo Platyhelminthes
Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.
4.4.4 Filo Nematoda
Classificação, fisiologia e espécies de interesse médico.
4.5 Diversidade da vida – Reino Metazoa II
4.5.1 Filo Annelida
Anelídeos: classificação, fisiologia e reprodução.
4.5.2 Filo Mollusca
Moluscos: classificação, fisiologia e reprodução.
4.5.3 Filo Arthropoda
Artrópodes – inseto, quilópodes, diplópodes, aracnídeos e crustáceos.
4.5.4 Filo Echinodermata
Equinodermas – classificação e fisiologia.
4.5.5 Filo Chordata
Protocordatas e agnatas;
Peixes – características, classificação e fisiologia;
Anfíbios, répteis, aves e mamíferos – características, classificação e fisiologia.
3º Trimestre
4.6 Introdução à Botânica
4.6.1 Citologia e histologia vegetal
Célula vegetal, meristemas e histologia (tecidos de revestimento, sustentação, parênquimas e tecidos de condução);
4.6.2 Raiz e caule
Características e fisiologia de raiz e caule.
4.6.3 Folha
Características e fisiologia da folha.
4.6.4 Flor
Características e fisiologia da flor.
4.6.5 Fruto e semente
Características do fruto e semente.
4.6.6 Fitormônios
Ação dos fitormônios vegetais.
4.7 Taxonomia vegetal
4.7.1 Briófitas e pteridófitas
Características morfológicas e reprodução.
4.7.2 Gimnospermas e angiospermas
Características e reprodução.
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
3º ANO – ENSINO MÉDIO
1 IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
Disciplina: Biologia
Professor: André
2 JUSTIFICATIVA
Desenvolver no aluno a capacidade de associar a realidade com o desenvolvimento científico e os conceitos básicos do pensamento biológico.
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
Aplicar os conceitos estudados ao cotidiano, percebendo a necessidade do estudo da Biologia para compreensão de fenômenos diários, assim como desenvolver a capacidade de resolver exercícios através dos conceitos compreendidos.
3.2 Específicos
compreender o papel do homem na natureza e fenômenos biológicos;
desenvolver o pensamento do homem como participante ativo no equilíbrio ecológico do ecossistema;
resolver exercícios através de conhecimentos biológicos ;
desenvolver responsabilidade ambiental;
relacionar a biologia a outras áreas do conhecimento;
4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Trimestre
Frente I
Origem da vida;
Bioquímica – água, sais minerais e carboidratos,
Bioquímica – lipídios, proteínas e vitaminas;
Bioquímica – enzimas e ácidos nucléicos;
Código genético – síntese protéica;
Biologia celular – modelos celulares e organelas;
Membranas celulares;
Transporte através da membrana.
Frente II
Taxonomia dos seres vivos;
Vírus;
Bactérias;
Protozoários;
Histologia vegetal;
Raiz, caule e folhas;
Flor e polinização;
Fecundação, fruto e semente.
2º Trimestre
Frente I
Bioenergética – respiração e fermentação;
Bioenergética – fotossíntese;
Divisão celular e gametogênese;
Reprodução humana;
Embriologia;
Primeira lei de Mendel
Grupos sanguíneos;
Segunda lei de Mendel e interação gênica;
Frente II
Taxonomia vegetal;
Poríferos e cnidários;
Platelmintos;
Nematódeos;
Anelídeos e moluscos;
Artrópodes;
Equinodermos e cordados;
Agnatos e peixes.
3º Trimestre
Frente I
Determinação do sexo e principais mutações;
Terceira lei de Mendel – ligação gênica e permutações;
Ecologia – conceitos básicos e cadeias alimentares;
Ciclos da matéria e relações entre os seres vivos;
Evolução I;
Evolução II.
Frente II
Anfíbios e répteis;
Aves e mamíferos;
Tecido epitelial e sistema endócrino;
Tecido conjuntivo;
Tecido muscular, nervoso e sistema nervoso;
Sistema digestório;
Sistema circulatório;
Sistema respiratório.
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
5.1Técnicas
aulas expositivas
utilização de lousa digital como ferramenta
vídeos relacionados ao assunto
discussão de conceitos relacionando o conteúdo ao cotidiano
atendimentos individuais
explanação no quadro em caso de dúvidas coletivas
utilização de experimentos (quando conteúdo e condições permitirem)
trabalhos em forma de seminários, para socialização do conhecimento
5.2 Recursos
Quadro e giz
Lousa digital
Experimento
Material impresso
Internet
Textos extras
Apostila
Vídeos
Blog
adorei esse plano de ensino foi muito útil para minha pesquisa e trabalho acadêmico.....parabéns professor.....
ResponderExcluirMariana costa Melo,Itabuna BA
Olá, prof. André Bios,
ResponderExcluirGostaria de lhe agrader pela postagem do planejamento, ele foi muito útil como orientação na elaboração do meu planejamento.
José Damião Leandro
Olá, adorei demais seu planejamento muito bem elaborado, estou ministrando aulas de biologia e não estava conseguindo fazer, o seu é ótimo e muito me serviu.Obrigado!
ResponderExcluirOlá, gostei muito do seu planejamento, parabéns ficou excelente!
ResponderExcluirOie..adorei seu planejamento me foi muito útil...seria ótimo tbm se vc postasse outro mais atual! Parabéns..!!
ResponderExcluirMaravilha!! Simplesmente maravilhoso!! Me ajudou e muito no planejamnto para minhas turmas.
ResponderExcluirObrigado Prof Andre
Onde se encontra as referências?
ResponderExcluirMuito obrigada, serviu para me orientar quanto ao meu planejamento!!!!
ResponderExcluirProf.Andre ficou excelente seu planejamento,se não for pedir muito gostaria de receber algumas sugestões de videos.
ResponderExcluirObrigada!!!!
Prof.Andre ficou excelente seu planejamento,se não for pedir muito gostaria de receber algumas sugestões de videos.
ResponderExcluirOnde se encontra as referências?
Obrigada!!!!
Obrigada por postar este material, ele auxilia bastante na formulação de trabalhos. Abraço
ResponderExcluirAline Araújo. Adorei seu planejamento, claro e objetivo. Como meus colegas anterios gostaria também de receber as referências, além de sugestões que é sempre bem vindo e indicações de vídeo e filmes. Agradeço pela atenção em nós orientar. Abraço e parabéns... Pode me responder no seu próprio site na parte responder, aguardo o retorno.
ResponderExcluirQue máximo, seu plano norteou o meu trabalho. Muito bem elaborado. Parabéns! Sou professora de Biologia e sempre procuro melhorar minhas atividades.
ResponderExcluirProf André, você se equivocou em citar uma "terceira lei de mendel". Só existem 2 leis. Por favor, não passe adiante esse equivoco.
ResponderExcluirPARABÉNS PROFESSOR ANDRÉ. SEU PLANO É EXCELENTE! SEMPRE ME BASEIO POR ELE. OBRIGADA POR PUBLICAR SEU PLANO E NÃO IMPORTAR QUE SIRVA DE NORTE PARA OUTROS PROFEWSSORES. ABRAÇOS!!!!
ResponderExcluirParabéns professor! seu plano é ótimo.... me norteio sempre por ele... publicações assim é excelente... vc ajudou muitos colegas... continue com suas publicações....
ResponderExcluirBom dia professor
ResponderExcluirGostaria de agradece-lo uma vez que é minha primeira experiencia com ensino medio (biologia) e estava meio desorientada, usarei seu planejamento como meu guia diario
Professora Socorro
Não tem avaliação?
ResponderExcluirMuito obrigada por compartilhar esse plano na íntegra! Vai me ajudar muito para com meus alunos de licenciatura em biologia! Abraços!!!
ResponderExcluirEstão ótimos estes planos.Obrigados pela ajuda!
ResponderExcluir