quarta-feira, 30 de março de 2011

TERCEIRÃO - PROVA MENSAL

DATA: 31/03
CONTEÚDO: pg 5-16

REVISÃO:
1) Diferencie biogênese de abiogênese.
2) Quais são os principais compostos orgânicos que formam os seres vivos?
3) O que são pontes ou ligações de hidrogênio?
4) A molécula da água é polar? Explique.
5) Quais são as principais funções que a água desempenha nos seres vivos?
6) De que são formados os carboidratos?
7) Qual é o principal produto de reserva dos vegetais e animais, respectivamente?
8) Como estão classificados os carboidratos? Diferencie-os.
9) De que são formados os lipídios?
10) Qual é a importância biológica dos lipídios?
11) Como estão classificados os lipídios? Diferencie-os.
12) O que forma as proteínas?
13) Cite as funções das proteínas nos seres vivos.
14) Como está estruturado um aminoácido?
15) O que são ligações peptídicas?
16) Cite os fatores que desnaturam uma proteína?
17) O que é uma enzima? Qual é o seu papel?
18) Quais são os fatores que modificam a ação enzimática?
19) Qual é a estrutura de um nucleotídeo?
20) Quais são as bases púricas? E pirimídicas?
21) Qual é a função do: a) RNAm b) RNAt c) RNAr
22) O que é transcrição? E transcriptase reversa?
23) Monte alguns filamentos de DNA e produza as respectivas proteínas.

domingo, 27 de março de 2011

PROVA MENSAL ENSINO FUNDAMENTAL

8º ANO
Data: 29/03 - Terça-feira
Conteúdo: páginas 7 à 20 da apostila.

Revisão:
1) O que é dissecação, e qual foi sua importância para o avanço da anatomia?
2) Quais são os principais elementos químicos que formam os seres vivos?
3) O que são átomos?
4) Qual é a importância do estudo do corpo humano para a humanidade?
5) Cite a organização de um ser vivo, desde o átomo até o organismo.
6) O que é uma célula e por que foi assim denominada?
7) Qual é a ciência que estuda as células?
8) Qual é a função da membrana plasmática, citoplasma e núcleo em uma célula?
9) O que é pinocitose? E fagocitose?
10) Qual é a função do glicocálix na célula?
11) Cite a função das seguintes organelas celulares:
a) Mitocôndria
b) Retículo endoplasmático liso
c) Retículo Endoplasmático Rugoso
d) Centríolo
e) Complexo golgiense
f) Lisossomo
g) Ribossomo
12) Explique a função das seguintes estruturas do núcleo:
a) carioteca
b) cariolinfa
c) nucléolo
d) cromatina
13) O que são genes?
14) O que são células haplóides? E Diplóides?
15) Explique as seguintes fases da meiose:
a) prófase
b) metáfase
c) anáfase
d) telófase

7º ANO
Data: 31/03 - Quinta-feira
Conteúdo: páginas 20 à 34

Revisão:
1) O que é biodiversidade? Por que é importante mantê-la?
2) Diferencie o conceito de extinção e extinto.
3) O que é biopirataria? Como interfere na biodiversidade?
4) Diferencie gênero de espécie.
5) Quais são as regras da nomenclatura científica?
6) O que é taxonomia?
7) Quais são os níveis de classificação dos seres vivos?
8) Quais são os 5 reinos dos seres vivos?
9) Diferencie seres eucariontes de procariontes.
10) Diferencie seres unicelulares de pluricelulares.
11) Diferencie seres autótrofos de heterótrofos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

TERCEIRÃO - Tabela de códons/Aminoácidos

Pessoal, segue a tabela para exercício de síntese de proteínas.
Abraços,
André

segunda-feira, 14 de março de 2011

TERCEIRÃO - PLANEJAMENTO QUINZENAL - 15/03 à 29/03

  • CONTEÚDO
Frente I
 Código genético – síntese protéica;

 Biologia celular – modelos celulares e organelas;
 Membranas celulares;
 Transporte através da membrana.
  • OBJETIVO
Apresentação da Citologia, ciência que estuda as células. Entender a estrutura e funcionamento celular.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas, discussões sobre o assunto e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila.

2º ANO EM- PLANEJAMENTO QUINZENAL - 15/03 à 29/03

  • CONTEÚDO
Sistema genital masculino

 Anatomia e fisiologia.
Sistema genital feminino
 Anatomia e fisiologia;
 Gravidez e parto.
  • OBJETIVO
Entender o funcionamento dos sistemas genitais masculino e feminino.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas, discussões sobre o assunto e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para este conteúdo.

1º ANO EM - PLANEJAMENTO QUINZENAL - 15/03 à 29/03

  • CONTEÚDO
Composição química celular

Composição química dos seres vivos
 Água;
- Funções da água
- Obtenção da água
- pH
 Sais minerais;
Carboidratos;
- Função dos carboidratos
- Classificação dos carboidratos
 Lipídios;
- Função dos lipídios
- Classificação dos lipídios;
  • OBJETIVO
Conhecer a estrutura química dos seres vivos, quais são os principais componentes orgânicos e inorgânicos e suas funções.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas, discussões e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para este conteúdo.

8º ANO - PLANEJAMENTO QUINZENAL - 15/03 à 29/03

  • CONTEÚDO
Divisão celular

 Meiose
 Mitose

Capítulo Da célula ao corpo humano
As células se agrupam
 Tipos de tecidos
Para cada tecido, uma função
 Revestimento e proteção
 Movimentos no corpo
 Captar e transmitir estímulos
 Preenchimento, sustentação, defesa e transporte
Os tecidos se agrupam
 Funções do corpo humano
  • OBJETIVO
Conhecer os processos de divisão celular.
Entender o agrupamento de células especializadas que formam os tecidos e a função de cada tecido celular.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas, discussões sobre o conteúdo e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícios propostos pela apostila para este conteúdo.

7º ANO - PLANEJAMENTO QUINZENAL - 15/03 à 29/03

  • CONTEÚDO
Capítulo Explosão de vida


Biodiversidade
 Biodiversidade ameaçada
Classificação biológica dos seres vivos
Nomenclatura científica
Vamos organizar cada um no seu grupo
 Reino Monera
 Reino Protista
 Reino Fungi
 Reino Plantae ou Metaphyta
 Reino Animalia ou Metazoa
  • OBJETIVO
O aluno conhecerá o que é biodiversidade, a importância dela e como mantê-la. Será apresentado também o método de classificação científica dos seres vivos. E por último o aluno conhecerá como os seres vivos estão organizados na natureza.
  • METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO
Aulas expositivas e práticas, discussões sobre o conteúdo e exercícios.
  • TAREFAS
Exercícíos propostos pela apostila para este conteúdo.